Powered By Blogger

sexta-feira, 25 de março de 2011

Miss RN: Onde estão as Mulheres negras???

As vezes desconfiamos que o nosso estado é um dos mais conservadores e atrazado do País, e por vezes isso fica claro em ações e/ou fatos que nos deixam perplexos.

No concurso Miss RN 2011, simplesmente não temos concorrentes negras, será que não existe mulheres negras no nosso Estado! Claro que existe! será que pra ser bonita tem que necessariamente ser branca, ter olhos claros e cabelos longos ou ondulados? Sabemos que a elite norteriograndense carrega consigo traços de um conservadorismo colonial ainda bastante significativo e ainda longe de ser superado, no entanto ações como esse concurso perpetuam tais práticas, aumenta o preconceito, segrega, atrasa e distancia ainda mais uma sociedade já excludente e elitista.

Os padrões levados em conta pelos avaliadores e consequentimente pelo público, são padrões de uma estética que se convencionou pelas classes dominantes que seria a ideal e que sabemos que deve ser superado, essa estética é puramente eurocêntrica, a mesma que forjou a face de Jusus Cristo e que hoje continua a forjar uma face que não é nossa, é de outro. Definitivamente nosso povo não é assim! como entender que a vencedora representará a beleza das mulheres do Rio Grande do Norte, sendo ela a minoria absoluta da nossa sociedade?

Nossa crítica não vai em direção ao concurso, mas sim aos organizadores e júris que em sua mais profunda identidade racista e preconceituosa esqueceram a maioria das mulheres que formaram essa Estado, ou seja, Negras e Índias. Quem realmente contribuiu com nossa formação, mesmo com todo o escravismo e o massacre é simplesmente esquecida ou a elas delegado um papel serviçal. Ao concurso nosso LUTO!

Um comentário:

  1. Muito bom a verdade é que a sociedade forjou um padrão de beleza e quem foje a este, ou seja quem possui traços esteticos diferentes(não tem cabelo liso, olho claro, nariz fino, ou melhor é branca)não se enquadra como bonita,em razão disso a corrida desenfreada das meninas em perseguir este padrão.

    ResponderExcluir