Powered By Blogger

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Concurso de Lagoa Nova... "Palhaçada"

Desrespeito! Essa é a palavra que melhor define a ação da Prefeitura e da Empresa que realizou o último Concurso pública da Cidade de Lagoa Nova. Por fim, o tal concurso foi definitivamente anulado, coisa que muitos já esperavam, afinal essa tem sido prática corriqueira das empresas que se dizem prestar serviços e que no entanto não passam de máquinas de ganhar dinheiro público daqueles que estudaram e honestamente buscam uma vaga no serviço estatal.

No entanto, fica perdido no ar a pergunta, quem vai se responsabilizar pelos prejuízos materiais e morais daqueles e daquelas que acreditaram, na Empresa e na Prefeitura de Lagoa Nova? Outra pergunta se faz pertinente nesse momento, onde está o Ministério Público que não intervém nessa situação problemática? Uma coisa é certa, se a Prefeitura abriu vagas para provimento de cargos e elas não foram supridas, isso significa que as vagas continuam existindo.

Até quando veremos essas humilhações de candidatos/as, foi assim em Parelhas, Lagoa Nova e será assim também em São Vicente? até quando? Parabéns Multsai, parabéns Prefeitura de Lagoa Nova, devem ter atingido seus objetivos.


terça-feira, 19 de abril de 2011

Pátria Livre!!!! Venceremos!!

Ato político marca 15 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás

MARABÁ - Um ato político na chamada Curva do S, na Rodovia PA-150, próxima à cidade de Marabá (sudeste do Pará), marca a passagem dos 15 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás, quando foram mortos 19 trabalhadores sem-terra e mais de 60 ficaram feridos e mutilados, durante confronto com a Polícia Militar. Os trabalhadores estavam acampados na rodovia à espera de um ônibus para fazer uma manifestação na sede do município.

Participam do ato representantes da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), João Pedro Stédile e João Paulo Rodrigues. A manifestação ocorre em meio ao Abril Vermelho, a primeira manifestação do MST no governo da presidente Dilma Rousseff, e chama atenção para a impunidade do crime.

Desde 2005, o coronel Mario Colares Pantoja e o major José Maria Pereira de Oliveira, condenados pelo Tribunal de Justiça do Pará estão em liberdade graças a um habeas corpus obtido no Supremo Tribunal Federal (STF).

Os 142 policiais militares envolvidos na operação foram absolvidos da condenação. O MST quer que os oficiais voltem ao cumprimento da pena e os policiais absolvidos sejam submetidos a um novo juri. Uma ação do MST, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), pedindo a federalização do crime. A entidade também apresentou denúncia na Organização dos Estados Americanos (OEA) contra a impunidade.

“Nós achamos que o tema da impunidade no campo é o que contribui para a violência e dá legitimidade para que outras polícias, em outros lugares, continuem atacando e matando trabalhadores rurais”, disse João Paulo Rodrigues na última quinta-feira em Brasília, antes de participar do seminário na Câmara dos Deputados sobre o massacre.

O movimento fez esta semana cerca de 70 ocupações em mais de 20 estados e levantou acampamentos em dez capitais. Segundo João Paulo, o MST não quer violência nas manifestações do Abril Vermelho e abre negociação com o governo em torno de uma agenda que este ano inclui, além de intensificação da reforma agrária, a demanda ambiental como a reprovação do projeto de novo Código Florestal.

fonte: http://www.jb.com.br/pais/noticias/2011/04/17/ato-politico-marca-15-anos-do-massacre-de-eldorado-dos-carajas/

domingo, 17 de abril de 2011

Breve reflexão sobre nossa situação política!!!

A cada visita que fazemos ao "blog da serra" é uma decepção diferente... seria simples assumir o grupo ao qual faz parte e defender seus nomes e seus subseqüentes interesses. Seria digno assumir o cargo político que hoje ocupa e ter a dignidade de da retorno "publicando" benevolências da atual administração de Lagoa Nova em detrimento da sua indicação comissionada. No entanto publicar matéria de idolatrismo ao prefeito, que detém um dos maiores currais eleitorais do RN, falar de um Hospital o qual vocês são diretores e sorteiam check up para as populações pobres numa cidade que nem devia ter essas necessidades, ou ainda um turismo vergonhoso pautado no interesse privado e que de retorno à população não conhecemos, tudo isso tem sido prática dos grupos que entendem que nossa cidade só tem "gente besta".

Fico a vontade para falar, criticar ( aqui falo crítica na visão Gramsciana) e entender as organizações políticas e seus movimentos na sociedade civil da nossa cidade. Primeiro gostaria de deixar claro que atualmente Lagoa Nova NÃO TEM OPOSIÇÃO, o grupo que vem se organizando é fraco e não detém uma organização suficiente para "barrar" a avalanche conservadora que há anos domina a cidade serrana.

Perguntaria a essas grupos qual o projeto político que eles têm para nossa cidade, e aqui cabe um desafia aos eleitores... perguntem "qual seus projetos para lagoa nova a partir de 2012?" obviamente vão "enrolar" mas não vão conseguir... porque não têm. Não têm porque estão no mesmo Governo de Rosalba Cialini (DEM), que nos primeiros cem dias de governo arrecadou 2 bilhões em impostos e alega "Estado quebrado". Não têm projetos porque estão do lado de Agripino que sempre defendeu os interesses de um seleto grupo de empresários que não conhecem a vida real e a pobreza do nosso Estado e que nos colocou no raking do Senado mais improdutivo do Brasil em 2010.

Fico a vontade também, porque diferente desses grupos tenho afinidade com a classe trabalhadora do nosso estado, tenho trabalhos consolidados com trabalhadores sem sem terra, sem teto, sem perspectiva, conheço de perto a angústia de quem vive a guerra com uma marmita fria sem "mistura" e disso nunca me aproveitei, diferentemente de vocês que se dizem políticos. Vocês se perderam ao achar que o povo serve a vocês e não vocês ao povo, acham que suas famílias nasceram para governarem e as nossas para serem governadas...

Vocês que elogiam delegados ao invés de elogiarem professores (as), que acham que política é de 4 em 4 anos, e que a população é analfabética políticamente falando deviam aprender/rever seus modos de fazerem política. Porque definitivamente não é assim que se faz... e se perguntarem com qual respaldo afirmamos, somos fies em falar... formação política de esquerda/socialista/marxista/comunista... coisa que vocês não tiveram o privilégio de ter..

Luiz Gomes

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Os cem primeiros dias do Governo Rosalba!

Desde que Franklin D. Roosevelt, ao assumir a presidência dos EUA em 1933, tomou uma série de medidas de impacto nos cem primeiros dias de sua gestão para enfrentar os efeitos da Grande Depressão que começara em 29, criou-se uma expectativa sobre a conduta dos governantes durante o início das administrações.


Desde então, ao fim dos cem primeiros dias de gestão, os governantes são submetidos a uma série de análises e balanços como se as ações desenvolvidas neste período determinassem o perfil e os rumos dos demais dias do governo que se inicia.


Em minha modesta opinião, o máximo que se pode extrair de uma análise dos cem primeiros dias de um governo é a avaliação sobre se este período foi bem aproveitado ou se foi marcado pela desorientação e perda de tempo e energia diante das intransferíveis obrigações administrativas.


Deste ponto de vista avalio que o Governo Rosalba, neste período, perdeu a oportunidade de, efetivamente, começar a administrar o Rio Grande do Norte e iniciar a implementação de seu Programa de Governo. Difícil identificação alguma ação que possa ser considerada como marca administrativa dos cem primeiros dias do governo que tomou posse no 1° de janeiro passado.


De modo geral, o que se observa é uma espécie de desnorteamento em muitas das áreas de governo, sem que as equipes empossadas tenham, até o momento, desenvolvido alguma ação que mereça destaque. Os programas em curso são, em larga medida, continuidade dos desenvolvidos pela administração passada.
A demora na indicação de alguns auxiliares e a volta a postos de comando de auxiliares que serviram os governos passados (demonstrando a falta de renovação dos quadros político-administrativos do consórcio partidário vitorioso em 2010) explicam, talvez, a ausência de ações inovadoras neste início da administração.


A marca deste período foi a ênfase dada à versão acerca da situação financeira do Rio Grande do Norte, com destaque para dívida herdada. Dívida esta, registre-se, até hoje não detalhada. Com o Portal da Transparência desatualizado, torna-se impossível acompanhar a aplicação dos cerca de dois bilhões de reais arrecadados até o momento.


Para se antecipar às previsíveis cobranças dos diversos setores da sociedade, o Governo Rosalba anunciou aos quatro ventos a insolvência financeira do estado.


Assim, repetindo o que se tornou um verdadeiro mantra, Rosalba obteve sucesso em sua tática: nestes cem dias de governo, não pagou a vários fornecedores de bens e serviços, não concedeu aos servidores os percentuais dos reajustes salariais previstos para março passado, não convocou os concursados da área de segurança e suspendeu todos os convênios firmados com as prefeituras do Rio Grande do Norte.


Passaram-se os primeiros cem dias de governo, período que se convencionou ser de trégua e espera.


Daqui por diante - nos próximos mil e trezentos e sessenta dias - a sociedade não se contentará com o recital de reclamações acerca do que se herdou do passado. Exigirá ações que respondam às demandas do presente e do futuro.

Mineiro
Deputado Estadual do PT

terça-feira, 12 de abril de 2011

Fátima entrega a Haddad requerimento de solicitação de IFRNs para o Seridó

A presidenta da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, deputada Fátima Bezerra, participou da inauguração da Escola de Ciências e Tecnologia da UFRN na manhã desta segunda-feira (11), ao lado do ministro da Educação Fernando Haddad, da governadora Rosalba Ciarlini, do reitor Ivonildo Rego e do deputado estadual Fernando Mineiro (PT).

Fátima aproveitou a oportunidade para entregar ao ministro uma cópia do requerimento aprovado na Comissão que indica nove municípios potiguares para implantação de IFRNs. Os municípios são:Parelhas, São Paulo do Potengi, Alexandria, Canguaretama, Lajes, Umarizal, Touros,Jucurutu e Ceará-Mirim. “Quero aproveitar para agradecer ao ministro que, junto com o presidente Lula e agora com a presidenta Dilma, colocou em prática esse projeto muito ambicioso de expansão dos Institutos Federais”, disse Fátima.

fonte: http://aabpsantacruzrn.blogspot.com/2011/04/fatima-entrega-haddad-requerimento-de.html

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Motores do desenvolvimento do RN!!

Participei pela manhã do Seminário Inovação e Tecnologia: Os motores do desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Presentes no Seminário praticamente todas as bancadas de parlamentares do RN, além do Reitor Ivonildo Rego e o Ministro da Educação Fernando haddad. Nas falas da Governadora no evento e depois na inauguração da Escola de Ciência e Tecnologia da UFRN, fica claro que o DEM não tem um projeto a cerca dessa temática, a Governadora fez uma fala subjetiva e fora do contexto, apenas solicitando que as instituições "andem de mãos dadas".

Na oportunidade a Deputada Fátima Bezerra (PT), fez uma fala relembrando a falta de investimentos que os governos PSDB/DEM tiveram quanto a educação, ela entregou ao Ministro ma solicitação de mais IFs para o nosso estado. Haddad destacou a forte atuação da parlamentar frente ao ministério no sentido de garantir a expansão da rede de Institutos Federais para o RN.

É nessas horas que fica visível que tem compromisso com o todo e não apenas com suas famílias e/ou grupos. A juventude tem uma clara oportunidade de crescer com os IF's esperamos que a expansão continue e que a bancada do nosso estado seja mais sensível à questão da educação, que, historicamente foi deixada a um segundo plano.

sábado, 9 de abril de 2011

Recursos destinados à Saúde de Lagoa Nova!

O Ministério da Saúde acaba de divulgar os repasses aos estados e municípios, O Rio Grande do Norte recebeu a cifra de R$ 49.198.164,92 (quase 50 milhões), basta agora a população ficar de olho nos investimentos desses recursos, pois sabemos que a Saúde foi uma das áreas onde a correlação de forças não permitiu avanços significativos como em outros setores (social, econômico e educação).

O Município de Lagoa Nova recebeu o equivalente a 71.507,77. Salientamos que esses repasses se referem às categorias de Média e Alta complexidade. Nesse sentido cabe também à população da Cidade Serrana ficar atenta aos investimentos, aliás já está mais do que na hora da prefeitura começar a pensar em orçamento participativo, mas essa discussão fica pra outra oportunidade. Nesse momento queremos ressaltar a importâncias dos recursos no sentido de evitar que a Prefeitura continue sorteando check up pra população, quando na verdade esse é um direito de todos e todas que necessitam, mas que infelizmente essa necessidade é usada como fator de assistecialismo barato e prejudicial. Responsabilidade orçamentária: Estamos de olho!

Segue a tabela do Portal Transparência:

UFMunicípioAtenção BásicaMédia e Alta ComplexidadeVigilância em SaúdeAssistência FarmacêuticaGestão do SusInvestimentoTotal
RNIPANGUACU 21.084,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 21.084,00
RNIPUEIRA 3.172,50 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 3.172,50
RNITAJA 9.943,50 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 9.943,50
RNITAU 8.998,50 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 8.998,50
RNJACANA 12.067,50 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 12.067,50
RNJANDAIRA 10.032,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 10.032,00
RNJANDUIS 8.343,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 8.343,00
RNJANUARIO CICCO 12.943,50 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 12.943,50
RNJAPI 8.802,67 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 8.802,67
RNJARDIM DE ANGICOS 3.897,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 3.897,00
RNJARDIM DE PIRANHAS 21.520,50 34.573,96 0,00 0,00 0,00 0,00 56.094,46
RNJARDIM DO SERIDO 18.576,00 33.735,42 0,00 0,00 0,00 0,00 52.311,42
RNJOAO CAMARA 47.277,00 106.036,01 0,00 0,00 0,00 0,00 153.313,01
RNJOAO DIAS 4.236,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 4.236,00
RNJOSE DA PENHA 9.265,50 18.763,96 0,00 0,00 0,00 0,00 28.029,46
RNJUCURUTU 27.103,50 102.125,72 0,00 0,00 0,00 0,00 129.229,22
RNJUNDIA 5.494,50 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 5.494,50
RNLAGOA D'ANTA 9.246,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 9.246,00
RNLAGOA DE PEDRAS 10.923,00 8.777,18 0,00 0,00 0,00 0,00 19.700,18
RNLAGOA DE VELHOS 4.794,67 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 4.794,67
RNLAGOA NOVA 20.577,00 50.930,77 0,00 0,00 0,00 0,00 71.507,77
RNLAGOA SALGADA 11.173,50 8.279,20 0,00 0,00 0,00 0,00 19.452,70
RNLAJES 16.297,50 63.213,09 0,00 0,00 0,00 0,00 79.510,59
RNLAJES PINTADAS 6.463,50 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 6.463,50
RNLUCRECIA 5.325,00 7.442,70 0,00 0,00 0,00 0,00 12.767,70